Em meio a tantas opções a criança não investe tempo para criar, pois esta tudo pronto, mas se dermos material abstrato e menos opções nossa mente busca alternativas para um novo brincar. Coisas criativas aparecem, a imaginação toma o espaço e começa a construção de objetos, sons, formas, histórias. Um brinquedo industrializado além de pronto, muitas vezes já possui uma função específica, desta forma limita o pensamento criativo.
Veja mais no link: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/a-importancia-de-brincar-sem-brinquedo/
quarta-feira, 22 de junho de 2016
QUEM GOSTA DE LEITE?
Nem todo mundo que gosta de leite pode desfrutar das delícias lácteas. Eu por exemplo e muito alunos da escola somos intolerantes a lactose. Encontrei um site que de forma lúdica e com desenhos vais auxiliar e explicar porque nosso corpo passa mal quando ingerimos algo com leite.
http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/qual-a-diferenca-de-lacteos-lactose-e-lactase
http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/qual-a-diferenca-de-lacteos-lactose-e-lactase
JOGOS E LIBRAS
Acessibilidade na era dos jogos com foco educativo. Esta é uma ferramenta muito boa para quem possui alunos surdos e os jogos são muito legais. Vamos Conferir?
http://www.surdocidadao.org.br/institucional/jogos/
http://www.surdocidadao.org.br/institucional/jogos/
VAMOS PULAR! VAMOS PULAR!VAMOS PULAR!
Para quem ainda não consegue pular corda, vale o trino para as pernas e brincar de atravessar obstáculos. Ter noção de espaço do próprio corpo, noção espacial auxiliando em outras brincadeiras do dia a dia.Vale imaginar tudo, desde lava de vulcão até uma simples poça de água.
A LUDICIDADE NA MATEMÁTICA
A história de Alice também com os números. Confecção do livro de números utilizando diversos materiais para a quantificação, inclusive a semente de bergamota que também subtraímos os gomos durante o gostoso experimento matemático, além do traçado para a coordenação motora.
quarta-feira, 15 de junho de 2016
EDUCAÇÃO SEM PRECONCEITO
Primeira professora com down ganha prêmio por desenvolver iniciativas educacionais, conseguiu cursar o magistério e vencer o preconceito. Hoje atua em uma escola particular em sua cidade na Escola Doméstica.
Ela já viajou por alguns países para falar sobre o combate aos preconceito e já lançou seu primeiro livro com muitas fábulas infantis.
https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/primeira-professora-com-down-do-pais-ganha-premio-nacional-de-educacao/
Ela já viajou por alguns países para falar sobre o combate aos preconceito e já lançou seu primeiro livro com muitas fábulas infantis.
https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/primeira-professora-com-down-do-pais-ganha-premio-nacional-de-educacao/
ACESSIBILIDADE- LIBRAS
Acredite ou não a lei que regulamenta a Língua Brasileira de sinais- LIBRAS é de 2002, ou seja, muito recente para uma comunidade surda que luta a muito mais tempo pelos seus direitos e ainda com lei e decretos que deveriam garantir esse direito, vemos que não há garantia nenhuma de atendimento em nenhum setor público, nem mesmo nas escolas que ainda possui um quadro reduzido de professores capacitados para atuar na educação especial.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
segunda-feira, 13 de junho de 2016
POEMA PARA AQUECER
Uma boa forma de trabalhar com leitura e interpretação e contextualizar conforme a época. Muito sugestivo esse poema de Vinícius de Moraes para introduzir o nosso inverno gelado. Além de ler também assistimos ao video cantado e treinamos depois aquecendo a voz.
ESCRAVOS DE JÓ COM COPOS
Aula de ludicidade com aula de música, mistura melhor não há! Se o lúdico é jogar, brincar a música consegue traduzir isso em pulsos, em compassos unindo todos em um ritmo único, o da alegria. Não nos filmamos, mas a brincadeira e a emoção foi a mesma de criança.
https://www.youtube.com/watch?v=SmsGNOq0aho
https://www.youtube.com/watch?v=SmsGNOq0aho
COMPASSO
A aula de música nos proporciona e explorar campos que se não fosse por esta disciplina não teríamos o prazer de conhecer. Seguimos nesse compasso então:
Compasso
(verbete) quer dizer uma fórmula expressa em fração que determina a regularidade do
pulso. Existem várias fórmulas de compasso.Pode se resumir a uma divisão de uma música em partes menores igualmente espaçadas. Essa divisão se baseia no tempo (andamento) da música. Na partitura, os compassos são representados como linhas verticais desenhadas sobre a pauta. Para quem não sabe partitura, vamos dar uma definição mais simplista: compasso é um intervalo de tempo. Acordes que possuem a mesma duração (ficam a mesma quantidade de tempo) na música, ficam divididos por compassos iguais. Quando um acorde, nesse caso, dura a metade do tempo dos outros acordes, dizemos que ele durou meio compasso.
Os compassos representam uma outra forma de se escrever o acompanhamento dos acordes de uma música, além da já mencionada cifra. Nesse caso, a representação dos compassos é feita por meio de barras | |. A diferença é que a letra da música não precisa aparecer, já que a duração de cada acorde na música vai ser especificada por meio dos compassos.
terça-feira, 7 de junho de 2016
LUDOMÁTICA
Em tempos de crise a alternativa é trabalhar com sistema monetário de forma divertida com direito a caixa registradora confeccionada na própria escola. Os rótulos além de auxiliar na alfabetização auxiliam também na escolha dos produtos a serem comprados.
segunda-feira, 6 de junho de 2016
NOSTALGIA NAS BRINCADEIRAS
Como não lembrar com certa nostalgia das brincadeiras de quando criança, o quanto era divertida, aventureira, interacionista, criativa e alegre . Por onde andam as crianças de hoje? Elas não andam mais, não andam de bicicleta, não andam de carrinho de lomba, não brincam mais na rua. Por quê? A falta de segurança com certeza é um dos motivos. Mas será que então não podemos em alguns momentos mostra para eles em algum momento o quanto isso era bom? Principalmente os jogos de tabuleiro, dama, xadrez. banco imobiliário, trilha, perfil, resta um. Além disso, auxilia no processo de socialização da própria família.
INCLUSÃO NA COZINHA
Quem hoje em dia quando bate aquela fome ou gula não recorre a internet a procura de uma receita? Pois bem TODO mundo faz isso! Os surdos também! Mas como acompanhar todas as dicas faladas? Aqueles macetes da cozinha? Pensando nisso, um casal de Porto Alegre resolveu fazer um canal no YouTube o Chef Cenoura com as duas línguas, português e libras, pois para quem não sabia libras é uma língua e não uma linguagem.
Acompanhe a receita completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=juYIi853v3U
A ESPIRITUALIDADE NA ESCOLA
Percebo que a religiosidade é trabalhada na escola através de valores e ética, porém em algumas regiões do Brasil a escola não se diz como laica e sim assume uma postura religiosa tendendo para alguma religião, a maioria das vezes católica. Porém quanta diversidade cultural temos entre os alunos? Quanto rituais se diferem? Acho muito válido trabalharmo com esse assunto, porém temos que ter abertura cultural sem tomar partido e defesa de nenhuma, nosso papel é mostrar que existe a decisão de qual seguir é de cada um em seu círculo familiar.
Para saber mais: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-mais-espiritual-597348.shtml
Para saber mais: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-mais-espiritual-597348.shtml
Assinar:
Postagens (Atom)