quinta-feira, 15 de junho de 2017

A FORMAÇÃO CIDADÃ

Refletindo sobre a elaboração do PPP e a organização  e gestão escolar e lembrando que uma das finalidades da LDB é a formação cidadã me pergunto como participar disso? Pois bem, acredito que um dos primeiros lugares é em casa e depois na escola, onde temos um interação social intensa na infância e que iniciamos a entender sobre esses conceitos e práticas. Mas devemos levar isso além da escola e continuarmos a exercer a cidadania na vida adulta .
Segue link de um vídeo que foi apresentado na interdisciplina de organização e gestão escolar que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade. Além de reclamar, temos que fiscalizar, não temos só direitos, possuímos deveres também.


O OLHO DO CIDADÃO - CONSELHOS E CONTROLE SOCIAL (CGU)

NOVA CONSTITUIÇÃO FAMILIAR

Nos dias de hoje é comum a constituição familiar ser diferente daquela visão construída de propaganda de margarina. Na escola percebemos todas essas realidades e precisamos nos adaptar com elas. Muitas crianças se quer possuem família, estão alojadas em abrigos, realidade que bem conheço, pois trabalhei três anos em um na cidade de Porto Alegre. Essas crianças anseiam por ter um lar familiar e nem exigem que seja construído pelo pai ou mãe biológica, algumas delas descartam essa ideia, por ter sofrido maus tratos. Elas ficam a espera de adoção, algumas levam anos, outras nunca alcançam a adoção. Contudo o poder judiciário de Pernambuco conseguiu formar uma comissão de adoção fazendo divulgação das crianças e suas histórias em uma página no facebook, desde então sete crianças já foram adotadas.


CEJA

CONTROLE SOCIAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Controle social, quando ouvi essa expressão logo pensei em dominação do povo, e ao pesquisar o termo descobri que se trata justamente do pensamento contrário. Trata de partilhamento de decisões e participação, é uma representação da democracia e cidadania. Durante esta pesquisa para a interdisciplina de Organização e Gestão da Escola achei um material muito interessante para ler que auxilia na compreensão desse termo e como as políticas públicas funcionam com a participação social. É um boletim publicado pelo Pólis desde 1996, voltado para lideranças dos movimentos sociais. Cada edição busca abordar questões e temas de interesse da sociedade civil, num formato que possa ser utilizado para capacitação de lideranças, em linguagem acessível e didática. Os primeiros Repentes eram boletins politemáticos, com formato de jornal, com artigos sobre temas relacionados à democratização, cultura e participação popular.


REPENTE
http://polis.org.br/colecoes/boletim-repente/

terça-feira, 13 de junho de 2017

MEMORÁVEL


Durante a apresentação do trabalho das colegas fiquei pensando sobre este trecho: "Ainda em 1890, o psicólogo William James iniciou estudos sobre o assunto e revelou que, à medida que envelhecemos, o tempo parece acelerar porque a idade adulta é acompanhada por cada vez menos eventos memoráveis."
Aí me pergunto o que são eventos memoráveis? São evento dignos para ficar na memória, mas estes de preferencia devem ser bons não é? Que valem a pena relembrar.
Em nossas vidas adultas e complexas e confusas e atrapalhadas e cheia de erros , mas também cheias de acertos. Erros que nos fazem refletir sobre nós, sobre o que queremos, sobre onde queremos chegar e como queremos. Talvez em meio a tantas dúvidas não tenhamos tempo para eventos memoráveis que acabam passando despercebidos. E o que fazemos diariamente com nossas memórias? guardamos no automático e poucas são os momentos que os tornamos memoráveis. A vida adulta é repleta d reclamações e ansiedade, mas para e contemplar o momento e transformá-lo em um momento único vai mudar nossa percepção temporal! 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

BRINCADEIRAS DO NORTE

Estamos no mês das festas juninas, época de comer pipoca, pamonha, e aqui no sul pinhão e quentão. Além de dançar quadrilha, pescaria e ganhar brindes, mas também tem diversas brincadeiras que se pode fazer nessa época e para trazer um pouco da cultura de outras regiões do país, segue como dica o link da revista Nova Escola com brincadeiras do Norte.
O objetivo da escola é ofertar a maior troca cultural possível já que é um locus do saber, uma oportunidade de alunos e comunidade aproveitar essa data festiva.


Brincadeiras da Região Norte


sexta-feira, 2 de junho de 2017

RESILIÊNCIA

Gostei muito das apresentações da interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta. Fiz vários links para minha vida pessoal e profissional. A cada interdisciplina de psicologia que temos, mais percebo a importância de conhecermos a nós mesmo e forjarmos ferramentas para acompanhar esse tempo que parece passar tão rápido, para assim compreendermos as gerações, driblar as frustrações e depressão não deixando nossa vida e nosso ninho vazios, mas acima de tudo levar nossa vida com muita  resiliência, pois acredito que foi a palavra da noite.



CIDADANIA

Fazendo uma pesquisa para a interdisciplina de organização e gestão da educação sobre o termo cidadania acabei descobrindo um site que muito interessa a todos nós cidadãos , que sabemos nossos direitos, deveres, mas nem sempre acompanhamos se nossos governantes e representantes estão cumprindo com seu papel. Logo, este canal pode auxiliar no processo de democracia e transparência.

http://www12.senado.leg.br/ecidadania/sobre