sábado, 13 de outubro de 2018

REFLEXÃO POLÍTICA COM MATURANA


Como não refletir sobre nosso cenário político atual diante de tantos questionamento levantados por Maturana, sendo uma das perguntas neste momento mais relevante: Não nascemos nem odiando nem amando alguém, como aprendemos isso?  Vale pensar sobre o assunto, pois sabemos que o ser humano é um ser social logo, devemos respeitar o outro com suas diversidades, ou seja a cultura da paz sempre.Cultura do ódio não, ele não.

"Em que os economistas, os nossos políticos, os educadores sociais, os meios de informação estão empregando seu tempo?
Cruzamento de curvas de oferta e procura, urgência de liquidez a curto prazo, segurança interna, geopolítica, transmissão de conhecimentos e informação de acontecimentos (entre outras coisas), mas onde está o essencial? O que se aventa como solução para conseguir uma harmonia social a longo
prazo? Que escola de economia ou de ciências políticas centra seus estudos em tomo do processo fundamental da sociedade - a aprendizagem? Porque o processo de aprendizagem, para os seres sociais, é tudo. Não nascemos nem amando nem odiando ninguém em particular. Como então aprendemos isso? Como o ser humano é capaz de odiar com tanta virulência, a ponto de destruir os outros, mesmo à custa de sua próprio?a destruição na tentativa? (ele começa a aprender isso já em sua
própria família). Porventura sabemos como o nosso sistema nervoso opera e que relação ele tem com o tremendo poder especificador de realidade que é a imitação do comportamento?
Aqui está a chave. Para a compreensão desse processo deveriam convergir todas as forças e interesses das ciências sociais.
Mais ainda: dada a importância do processo de aprendizagem social na evolução cultural de uma sociedade, essa matéria deveria ser tema obrigatório de debate acadêmico na formação
curricular de todo profissional (cientistas políticos, educadores, Forças Armadas, homens de empresa, comunicadores sociais etc.), considerando-se a imensa responsabilidade social que eles têm na evolução dos bem complexos sistemas sociais modernos, o que faz com que a cibernética (sistémica) aplicada ao social seja um complemento básico para tais funções."

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco; DOS SANTOS, Jonas Pereira. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Editorial Psy, 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário