sexta-feira, 15 de janeiro de 2016


Outra repostagem é do Francês e matemático Guy Brousseau que defende o seguinte" a cultura matemática é um instrumento para a cidadania",  pois devemos conhecer e  utilizar a forma correta de raciocinar e critica muitos métodos que os professores ainda usam que é a simples repetição se pensar o objetivo daquilo. A matemática está em tudo, a natureza é matemática, mas precisamos mostrar isso de forma menos complicada para os alunos e inserir esse conhecimento no seu cotidiano.

Depois da apreciação da leitura das duas revistas  Nova Escola n° 233 junho/julho/2010 cedidas pelo professor, acredito que seja justo compartilhar aqui algumas delas.
Uma das reportagens é sobre arte, mais especifico sobre musica e a importância da musica em nossas vidas e . O quanto é importante formar bravos compositores e que é uma competência que os alunos têm que desenvolver é essa de compor.  os sentidos dos sons, explorar muito bem isso desde a educação infantil, que me remeteu a aula de infâncias no vídeo o brincar. Aprender de forma lúdica é muito prazeroso.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016


Vamos nos permitir ver o mundo com novos olhares e descobrir novos significados, que são mais profundo e sensivel. O quanto o conhecimento já na bagagem do alunos fez com que eles estabelecesse esse tipo de relação, achei ótima a sua redação, emocionante.

https://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM

Seguindo a mesma linha de produção de informação e conhecimentos, este link também nos faz perceber o quanto precisamos dedicar mais tempo para algumas coisas obvias, como dormir. Eu mesma tenho grande dificuldade e sei o quanto isso me atrapalha na organização do meu dia a dia. Talvez se o dia tivesse trinta ao invés de 24 horas, ainda assim dormiria pouco pelas tantas coisas que acho que devo fazer. Selecionar o que realmente importa, assim como na escola, nas aulas, falar o assunto e dar tempo para os alunos digerirem o assuntos, refletir ou simplesmente não pensar em nada .

https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2015/11/20/%E2%80%98Sem-t%C3%A9dio-n%C3%A3o-h%C3%A1-profundidade%E2%80%99-diz-neurocientista

Os professores  podem estar de férias, mas nosso cérebro nunca para. Organizar o tempo para fazer coisas que realmente gosta e ainda exercitar o cérebro de forma prazerosa. E um dos tópicos que me chamou a atenção foi a aprendizagem cumulativa que é adicionar algo novo nas camadas de informação que já possuímos. Vale testar com nossos alunos também.

http://www.contioutra.com/estes-7-hobbies-deixam-seu-cerebro-mais-rapido-e-inteligente-voce-pratica-algum-deles/

Isso é interdisciplina, como possuímos resistência quando pensamos em unir as áreas, mas isso significa unir os conhecimentos, trocas, mais conexões fazemos vendo esses conhecimentos disponibilizados juntos para fazermos nossas redes de conhecimentos e links de pensamento. Oras, temos ótimos exemplos na história que trabalhavam assim, tais como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Aristóteles entre vários outros.

http://www.hypeness.com.br/2015/03/finlandia-vai-acabar-com-as-materias-escolares/


Achei interessante este site divulgar bonecas com deficiencias para promover a inclusao. Gostei porque o MEC disponibiliza a familia inclusa, mas não chama muita a atenção pq são pequenas e de madeira e para as crianças com dificuldade motora até dificulta pelo tamanho.  Espero que essas bonecas quebrem o padrão estabelecido pela sociedade e que pais e crianças saibam tratar o assunto da inclusão.

http://www.hypeness.com.br/2015/05/marca-cria-bonecas-com-deficiencias-e-marcas-de-nascenca-para-promover-inclusao/?fb_action_ids=909927649045124&fb_action_types=og.likes