terça-feira, 30 de maio de 2017

PROJETO DE APRENDIZAGEM

A pesquisa realizada dentro do projeto de aprendizagem requer diversos meios e recursos para reafirmar nossas certezas sanar nossas dúvias. Desta forma fomos a biblioteca da escola explorar recursos para pesquisa que não seja apenas a internet como única fonte, contudo também abordamos a pesquisa pela internet, mas com enfoque na legitimidade dos sites pesquisados, dando preferencia para sites de revistas científicas, universidades e órgãos públicos. E para alunos onde o visual e o concreto auxiliam muito na compreensão de determinados assuntos.


quinta-feira, 18 de maio de 2017

AUTOCRÍTICA X AUTOAVALIAÇÃO

As pessoas passam muito tempo reclamando de seus trabalhos, suas vidas, seus amores, sua famílias, seus alunos. Mas aí  quando tu resolve dar uma sugestão para facilitar a vida de quem reclama de excesso de trabalho as pessoas acham muito ruim. Vamos combinar que professor passa reclamando que passa o final de semana corrigindo provas, pois bem sugeri utilizar outras ferramentas de avaliação onde auxiliaria os próprios alunos a explorarem suas diferentes inteligências. Pois bem, aí vem um monte de críticas sobre essas ferramentas que dão mais trabalho. 
Confesso que a classe de professores, na qual eu também faço parte, possui imensa dificuldade em realizar autocrítica, cobramos dos alunos, mas e a nossa autoavaliação, para assim nos analisarmos e conhecermos melhor. Olhar o interno é muito mais difícil que o olhar o externo e apontar os erros alheios, pois assim doi menos do que olhar as próprias feridas. 

"Autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição." (Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/autocritica/)


quarta-feira, 17 de maio de 2017

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Bem, esta é a nova interdisciplina que inicia neste semestre do PEAD. Um ótimo título para uma interdisciplina e para um momento histórico que estamos passando de grande mudanças na educação, sociedade, economia, ou seja nos principais setores da sociedade. E com essas mudanças vem a alterações na LBDEN, que tornam disciplinas obrigatórias em facultativas, ou seja, as diciplinas que fazem pensar.


sexta-feira, 12 de maio de 2017

APRENDIZAGEM AMOROSA

Falar de aprendizagem amorosa me faz lembra da infância, das professoras que tive, da professora Helena que me inspirou na escola docente pelo seu jeito empático de trata seus alunos. O texto de ; REAL e PICETTI (2011) Aprendizagem amorosa: transformações na convivência de aceitação do outro como legítimo outro,   indicado na interdisciplina de Psicologia da vida adulta nos permite refletir sobre o outro, sobre nós e nossas relações sociais e impactos na escola. Uma leitura recomendada.


domingo, 7 de maio de 2017

PROFESSOR REFLEXIVO

Ser reflexivo segundo filósofo educacional americano John Dewey (\933), uma forma  de investigar, indagar, e como diz um aluno meu desvendar os mistérios e segredos das coisas. Coisas estas que fazem parte da nossa prática, ação e convicção. O ser reflexivo faz parte do professor que no campo teórico e prático. A cada aula reflito de como foi minhas intervenções, indagações, como poderia ter sido, o que fazer para melhorar. Assim como o professor, o aluno também é reflexivo e precisa ser “provocado” para tal.
Concordo com as colegas que a nossa reflexão mudou após o PEAD, contribuindo muito em nossa prática docente e no papel desempenhado na escola, pois percebo muito mais intervenções reflexivas e práticas, como foi o caso de mais atividades lúdicas disponibilizadas no recreio, como cordas e tabuleiros de jogos de trilha e dama após a interdisciplina de ludicidade.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

PROJETO DE APRENDIZAGEM

O desafio continua este semestre, um desafio para nós professores, um desafio para mim trabalhar com projeto de aprendizagem e mediar com alunos especiais as questões inusitadas dos alunos. O melhor é conhecer sobre o que eles mais possuem curiosidade para explorar.  Com uma problemática em vista e algumas certezas provisórias e dúvidas temporárias conseguimos construir a primeira parte do nosso projeto.



ALUNA J.F
COMO VAI SE O SER HUMANO DAQUI ALGUNS SÉCULOS?
CERTEZAS PROVISÓRIAS              DÚVIDAS                        TEMPORÁRIAS
O ser humano esta se           atualizando e com o tempo vai  se atualizar mais.                             O ser humano do futuro         vai ter os mesmos pensamento que nós?
A inteligencia esta se desenvolvendo mais. A sociedade terá desigualdade?
O ser humano está se atualizando pelo cérebro que gera inteligencia. O corpo humano irá se desenvolver?