quinta-feira, 18 de maio de 2017

AUTOCRÍTICA X AUTOAVALIAÇÃO

As pessoas passam muito tempo reclamando de seus trabalhos, suas vidas, seus amores, sua famílias, seus alunos. Mas aí  quando tu resolve dar uma sugestão para facilitar a vida de quem reclama de excesso de trabalho as pessoas acham muito ruim. Vamos combinar que professor passa reclamando que passa o final de semana corrigindo provas, pois bem sugeri utilizar outras ferramentas de avaliação onde auxiliaria os próprios alunos a explorarem suas diferentes inteligências. Pois bem, aí vem um monte de críticas sobre essas ferramentas que dão mais trabalho. 
Confesso que a classe de professores, na qual eu também faço parte, possui imensa dificuldade em realizar autocrítica, cobramos dos alunos, mas e a nossa autoavaliação, para assim nos analisarmos e conhecermos melhor. Olhar o interno é muito mais difícil que o olhar o externo e apontar os erros alheios, pois assim doi menos do que olhar as próprias feridas. 

"Autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição." (Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/autocritica/)


3 comentários:

  1. O problema da pessoa que somente reclama de tudo é que ela não tem tempo para mudar ou melhorar do que ela está reclamando, pois seu tempo está direcionado para isso. Quando ela mudar o foco, as oportunidades aparecerão, e o assunto será diferente.
    Auto avaliar-se também ajuda a pessoa a desfocar-se de atitudes que as perseguem por muito tempo, mas tem que ter maturidade para se auto avaliar e atitude para mudar a situação.

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  2. Olá Michele e Cândida realmente precisamos perceber o espaço e tempo que damos para a reclamação, na verdade se aquilo que nos perturba nos ajuda acrescer pode ser interessante, mas se faz com que fiquemos parados pode ser um problema. Portanto, pergunto quais ações podemos tomar em nossas práticas para que possamos utilizar nossos questionamentos para avançarmos...
    Abraços
    Márcio Malavolta

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    1. Acredito que a resposta seja a autoavaliação, pois a partir dessa reflexão podemos encontrar soluções e quem sabe parceiros para nos auxiliar, pois é uma construção coletiva.

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