Como é importante conhecer as teorias e saber que elas não se separam, mas que podemos usá-las juntas para nos auxiliar no processo de aprendizagem.
Epistemologia Genética de
Piaget
|
Interacionismo Simbólico
de Vygotsky
|
Afetividade de Henri
Wallon
|
Construção
do conhecimento
Assimilação/acomodação
( regulam as relações entre a criança
e o mundo)
Equilibração
Estádios
do desenvolvimento ( motor, verbal e mental)
Adaptação
Organismo
vivo em interação
Papel
do professor: desequilibrar o aluno através de problemas usando conhecimentos
prévios.
|
Interação
social
Mediação
simbólica
Internalização
( o aprendizado se completa, abstrai o conceito universal)
Zona
de desenvolvimento proximal (ZDP) É a potencialidade
:
sujeito ativo, partícipe das atividades sociais.
Papel
do professor: atua como mediador nessa construção do conhecimento.
|
Afetividade
Movimento
Inteligência
Formação
do eu ( construção da identidade e desenvolvimento da consciencia)
Desenvolvimento
de maneira dialética.
Estagios
(afetivo, motor e
cognitivo)
Papel
do professor: conhecer a história do aluno, as relações afetivas influencias
na aprendizagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário