terça-feira, 24 de julho de 2018

A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DO DESENVOLVIMENTO


Como é importante conhecer as teorias e saber que elas não se separam, mas que podemos usá-las juntas para nos auxiliar no processo de aprendizagem.

Epistemologia Genética de Piaget
Interacionismo Simbólico de Vygotsky
Afetividade de Henri Wallon

Construção do conhecimento
Assimilação/acomodação ( regulam as relações entre a criança e o mundo)
Equilibração
Estádios do desenvolvimento ( motor, verbal e mental)
Adaptação
Organismo vivo em interação



Papel do professor: desequilibrar o aluno através de problemas usando conhecimentos prévios.

Interação social
Mediação simbólica
Internalização ( o aprendizado se completa, abstrai o conceito universal)
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) É a potencialidade
: sujeito ativo, partícipe das atividades sociais.



Papel do professor: atua como mediador nessa construção do conhecimento.

Afetividade
Movimento
Inteligência
Formação do eu ( construção da identidade e desenvolvimento da consciencia)
Desenvolvimento de maneira dialética.
Estagios (afetivo, motor e cognitivo)


Papel do professor: conhecer a história do aluno, as relações afetivas influencias na aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário