Espiritualidade não é religião. Espiritualidade é a busca do amor ao próximo, da compaixão, do ver e compreender sem julgar, é auxiliar as pessoas que estão ao nosso redor, Santos (2015, p.53) sustenta este argumento:
A espiritualidade não se confunde com religião, uma vez que não se relaciona com um sistema de crenças (ASHMOS; DUCHON, 2000). O termo espiritualidade inclui conceitos psicológicos positivos, como amor, paciência, compaixão, tolerância, perdão, contentamento, responsabilidade pessoal e uma sensação de harmonia com o meio ambiente.
Podemos observar, nesta tabela espiritualidade x religião, que Santos (2011) nos traz uma série de teóricos que mostram a diferença entre ambos.
Neste sentido, percebemos a importância da escola e da formação de professores, fator este que motivou nossa pesquisa. Pois, atualmente o papel da escola não está relacionado só com a aquisição de conhecimentos e formação cidadã e de acordo com Romanowski,( 2007) é preciso formar cidadão solidário, tolerante participativo, ético, assim como a capacidade de aprender e compreender o mundo que o cerca.
De acordo com nossas pesquisas, a espiritualidade esta em nós mesmos, é a essência do cuidar que é de natureza primitiva como fala o filósofo alemão Hans Jonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário