No contexto atual, mais do que nunca a educação precisa formar cidadão críticos, a escola precisa abandonar o sistema bancário e assumir uma pedagogia diretiva, dando voz e vez aos alunos, mas para fazerem isso é preciso construir conhecimento e autonomia. A escola como um todo tem que ter essa postura e para isso deve-se estar documentado no PPP, na gestão da escola como já postei aqui anteriormente na postagem Formação Cidadã.
Nesse sentido a profissão docente apresenta duas especificidades que nos parecem
diferenciá-la das demais. A especificidade acadêmica que trata dos saberes e do saber fazer,
que remete à transmissão, ao ensino de conhecimentos, técnicas e seu emprego, o
profissionalismo. Por outro lado, há a especificidade pedagógica / humanista que nos remete à
vocação do formar cidadãos pensantes transformadores de realidades. Com isso, e baseado
nas idéias de Morin (2001) é possível classificar a profissão de professor como uma profissão
complexa, caracterizada pela incerteza e pela ambigüidade das funções. (PRADO 2016, p.3)
è hora de nós professores mudarmos para gerar essa mudança, essa transformação.
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