segunda-feira, 18 de abril de 2016

BRASILEIROS DESENVOLVENDO TECNOLOGIA ASSISTIVA



A falta de recursos não foi um problema para o engenheiro e especialista em robótica Manuel Cardoso de Manaus. Ele desenvolveu um sistema junto com um aplicativo de celular e um bracelete para interpretar a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) dos deficientes auditivos. Todos os movimentos realizados com o braço, são captados pelo bracelete e enviados para o aplicativo, que emite a fala correspondente das palavras ou frases. 

Outras tecnologias estão sendo desenvolvidas em uma fundação de Manaus que presta serviços de tecnologia, e mantém um setor para criação produtos voltados a necessidades especiais. Assim como o bracelete e aplicativo, também está em fase de testes o “Mouse Ocular”, que através de uma câmera capta o olhar da pessoa e transforma no movimento desejado. Instalado em um computador, pode ser adaptado para televisores e outros dispositivos bluetooth. 

Apenas 100 unidades de pulseiras foram bancadas pelo SEPED - Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado do Amazonas. Porém, para mais ideias e projetos possam sair das gavetas, é necessário que empresários invistam e apostem nestes produtos que se desenvolvidos em escala, podem ajudar milhares de adultos e crianças deficientes a estudarem e se integrarem de forma mais ágil na sociedade.

A reportagem na íntegra você pode assistir aqui: http://globoplay.globo.com/v/4934655/

Nenhum comentário:

Postar um comentário