domingo, 10 de dezembro de 2017
ANJOS DO NATAL
Os anjo da nossa escola se apresentaram ontem. A ideia é valorizar o bem maior que possuímos, a VIDA! Mesmo com poucos recursos conseguimos alegrar os corações. Essas construções culturais contribuem muito com a formação pessoal.
sábado, 9 de dezembro de 2017
FOCO, FORÇA E FÉ
Emef Prof Doutor Rui Cirne Lima está localizada na Rua Dona Maria Isabel 475, 475,
Mato Grande na periferia de Canoas, próximo a rodovia do Park.
Nesta localidade ainda existe muita área não construída, ainda com
características rurais, pois existem muitas chácaras por ali com cultivo de
hortaliças. Muitos pais dos nossos alunos trabalham nessas chácaras ou
sobrevivem da coleta e venda de materiais recicláveis.
A escola
possui uma infraestrutura bem precária, o prédio era para ser provisório e está
assim há 25 anos. Não possuímos um refeitório decente , nem mesmo uma quadra
coberta. Mas ainda assim, conseguimos preencher o espaço com alegria e
diversão.
DESMISTIFICANDO PIAGET
Sempre achei as leituras de Piaget difíceis de entender, porém os Videos do Professor Fernando Becker facilitaram o entendimento dessa metodologia. A epistemologia genética trata do desenvolvimento mental/ cognitivo do ser humano. Este desenvolvimento envolve aspectos afetivos, social e motor-psicomotor. O desenvolvimento se dá por etapas por construção e superação pelo sujeito.
DISCIPLINA EM SALA DE AULA
Uma aula não construtivista pede o silêncio e a contemplação do ouvinte, para que o conferencista possa extasiá-lo com seus conhecimentos e sua sabedoria. Já uma aula construtivista pede a participação questionadora dos alunos, permitindo serem sujeitos ativos e considerando toda sua bagagem de conhecimento que trás para a escola, pois seus conhecimento são valorizados na escola. Uma aula construtivista pede a sujeira e muitas vezes que sujeira para dar espaço ao experimentalismo. Esta foi uma aula de química e física para o 9º ano para entender as bolhas de sabão gigantes.
CONSCIÊNCIA E AÇÃO
A data da consciência negra passou, mas deve ser lembrada todos os dias. Estou substituindo uma professora de história na escola e trabalhamos as últimas semanas com o assunto dentro da história do Brasil, retomando o processo de da economia com os senhores de engenho. Na última aula, depois de já termos passado falando 4 aulas sobre os negros no Brasil, diversidade e preconceito e inclusive feito uma maquete do quilombo Chácara das Rosas que existe aqui em Canoas, tive uma triste surpresa. Um aluno fez um comentário extremamente preconceituoso sobre a capa do livro de história onde retrata uma criança negra. Seu comentário falava que o cabelo da menina parecia um cocô . Os colegas abismados com o comentário me contaram e o questionei, ele afirmou não ser um comentário maldoso. Então o questionei se ele gostava de cocô, se ele admirava o cocô e se por ventura ele poderia comer cocô, e perguntei porque não? Ele respondeu os adjetivos mais pejorativos para designar o cocô. Falei então, que isso era racismo, pois não se tratava de um elogio e sim de um adjetivo pejorativo atribuído ao cabelo da criança, então ele estava sendo preconceituoso e racista sim. Conversei com toda a turma novamente sobre diversidade e respeito.
COMO ESTRELAS NA TERRA
Este filme causou em mim um grande impacto, e cada vez que assiste tenho novas reflexões sobre ele e repenso cada vez mais sobre minha prática docente. Este filme nos alerta que o problema da educação não é só no Brasil, mas no mundo inteiro, pois existem crianças com dificuldade de aprendizagem em todo lugar. O problema é saber compreender estas dificuldades e como auxiliar o aluno. A importância de nós, professores nos prepararmos para identificar os alunos que possuem dificuldades na aprendizagem, mas o mais importante ter um olhar para o aluno como ele é, sem rótulos.
MAIS LABORATÓRIOS MENOS AUDITÓRIOS
Uma amostra de como construir, refletir, problematizar em sala de aula. Isso que Piaget traduzido por Fernando Becker nos diz. "Inventando" uma forma diferente de aprender, mesmo em sala de aula é possível transformar o conhecimento em uma linguagem mais prática coisas do nosso cotidiano. Aprender sobre física , velocidade e deslocamento .
JOHN DEWEY
O pesquisador que inovou o pensamento da educação, ele queria incorporar descobertas da psicologia e avanços políticos sociais, pois já percebia que a escola não acompanhava essas evoluções. Engajado na causa democrática, participou de ddiversos movimento sociais. Ele também defende que o aluno precisa de liberdade intelectual, que os conteúdos dever ser apresentados em forma de problemas ou questões fazer o aluno raciocinar e criar seus próprios conceitos e depois confrontar o conhecimento sistematizado. Dewey acreditava que só a inteligencia dá ao homem a capacidade de modificar o ambiente ao seu redor.
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
CRIANDO PIOLHOS
Mundurukando aqui, mundurukando ali percebo o quanto é importnte a nossa identidade, de onde viemos, nossos ancestrais, nossa história e a história de nossos antepassados. Pensando nisso depois de ter recebido um toc na cuca da interdisciplina de questões étnicos-raciais na educação comecei a busca da minha ancestralidade e tive um apoio muito importante de um escritor que admiro muito, Daniel Manduruku. A identificação com a cultura indígena sempre tive e saber que minha ancestralidade está ligada a esta cultura me enche de orgulho.
MEIO AMBIENTE É ÉTICA!
Se a ética centra na sociedade e no comportamento humano,nós professores temos um papel muito importante na construção desta sociedade, tendo em vista, a formação cidadã. Sendo assim, as questões ambientais são abordadas em sala de aula todos os dias, pois o objetivo é mudar comportamentos que não sejam bons para o meio ambiente. Porém, a mudança de comportamento só é mudada quando eu me sensibilizo pela causa. Desta forma, começamos pelo simples fato de amassar a folha de papel em sala de aula, as famosas bolinhas de papel. Porque amassar o papel? O que isso causa, qual o seu impacto? Se amassar a bolinha de papel quebraremos as fibras e não poderá ser reciclada. Se não poderá ser reciclada muitas pessoas que dependem da venda deste material não conseguirá juntar dinheiro, levando em conta que muuto pais sobrevivem deste trabalho. Também analisamos a economia de papel e quantas árvores e água pouparemos no planeta.
Para auxiliar nesse trabalho utilizei dois videos que estão no link educacaoeparticipacao , que trazem os 5Rs da educação ambiental que é um convite para começarmos a nossa ação.
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Os invisíveis da sociedade
E se falta conhecimento sobre a luta e movimento político das pessoas com necessidades especiais segue o link de um vídeo indicado no PEAD.
Para compreendermos o porque existe as leis para incluir as pessoas com deficiência, basta entender um pouco do histórico de segregação e abandono que passaram.
histórico inclusão
Para compreendermos o porque existe as leis para incluir as pessoas com deficiência, basta entender um pouco do histórico de segregação e abandono que passaram.
histórico inclusão
OS DESAFIOS DA REDAÇÃO DO ENEM
Muitos candidatos desaprovaram o tema da redação escolhido pelo INEP: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" , pois segundo um candidato ninguém esperava esse tema.
Percebemos o quanto a diversidade está em alta para ser discutida, mas não a diversidade das diferenças, da inclusão. Como já foi abordado na interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, muitas pessoas não sabem como devem lidar, tratar com pessoas com algum tipo de deficiência.
Percebemos bem isso na escola, pois é lá que está o convívio social onde se tenta construir um ambiente inclusivo. Contudo, sabemos que nem sempre é possível, pelo despreparo de profissionais, pela falta de informações sobre o tema, mas principalmente por falta de empatia. Certamente, este último motivo deve sim tornar a escrita da redação mais difícil para os candidatos, uma vez que a inclusão só teve seus direitos assegurados após muitas lutas para incluir seus direitos em leis . Vale lembrar que além do Estado, da família e da escola a sociedade também é responsável por assegurar educação de qualidade para pessoas com deficiência.
terça-feira, 5 de setembro de 2017
Após assistir ao vídeo da interdisciplina QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA, percebi que muitos atos que achamos democráticos só são pelo fato de existir uma lei que os obriga. Como é o caso de ser obrigatório trabalhar a cultura afro e indígena. Para mim isso é tão obvio que devemos trabalhar, pois busca aspectos da nossa identidade, da nossa ancestralidade, da nossa história.
O MEC disponibiliza aos professores um link direcionado com diversos materiais sobre as relações étnico- raciais. etnicoracial
O MEC disponibiliza aos professores um link direcionado com diversos materiais sobre as relações étnico- raciais. etnicoracial
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Estreia no Polo de Porto Alegre retomando belas lembranças do Polo de Vila Flores.
Após uma dinâmica realizada onde tínhamos que pegar uma mensagem, a mensagem me escolheu. Todas as trocas e aprendizados construídos no Pólo de Vila Flores com as colegas, professores e tutores permanecerão guardados com muito carinho na minha memória. Obrigada pela acolhida do Polo Porto Alegre!!! Bem vindo VI semestre!
Após uma dinâmica realizada onde tínhamos que pegar uma mensagem, a mensagem me escolheu. Todas as trocas e aprendizados construídos no Pólo de Vila Flores com as colegas, professores e tutores permanecerão guardados com muito carinho na minha memória. Obrigada pela acolhida do Polo Porto Alegre!!! Bem vindo VI semestre!
terça-feira, 18 de julho de 2017
CRIANDO UM BLOG
Durante a interdisciplina de Projeto pedagógico em ação um dos resultados que mais me emocionou foi uma aluna criar o seu próprio Blog. Nele ela consegue expressar suas opiniões e divulgar um pouco sobre ela, pois na escola muitos não possuem a oportunidade de descobrir a doce menina que é. Parabéns pela iniciativa !
https://blocosdosblocos.blogspot.com.br/
https://blocosdosblocos.blogspot.com.br/
quinta-feira, 15 de junho de 2017
A FORMAÇÃO CIDADÃ
Refletindo sobre a elaboração do PPP e a organização e gestão escolar e lembrando que uma das finalidades da LDB é a formação cidadã me pergunto como participar disso? Pois bem, acredito que um dos primeiros lugares é em casa e depois na escola, onde temos um interação social intensa na infância e que iniciamos a entender sobre esses conceitos e práticas. Mas devemos levar isso além da escola e continuarmos a exercer a cidadania na vida adulta .
Segue link de um vídeo que foi apresentado na interdisciplina de organização e gestão escolar que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade. Além de reclamar, temos que fiscalizar, não temos só direitos, possuímos deveres também.
O OLHO DO CIDADÃO - CONSELHOS E CONTROLE SOCIAL (CGU)
Segue link de um vídeo que foi apresentado na interdisciplina de organização e gestão escolar que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade. Além de reclamar, temos que fiscalizar, não temos só direitos, possuímos deveres também.
O OLHO DO CIDADÃO - CONSELHOS E CONTROLE SOCIAL (CGU)
NOVA CONSTITUIÇÃO FAMILIAR
Nos dias de hoje é comum a constituição familiar ser diferente daquela visão construída de propaganda de margarina. Na escola percebemos todas essas realidades e precisamos nos adaptar com elas. Muitas crianças se quer possuem família, estão alojadas em abrigos, realidade que bem conheço, pois trabalhei três anos em um na cidade de Porto Alegre. Essas crianças anseiam por ter um lar familiar e nem exigem que seja construído pelo pai ou mãe biológica, algumas delas descartam essa ideia, por ter sofrido maus tratos. Elas ficam a espera de adoção, algumas levam anos, outras nunca alcançam a adoção. Contudo o poder judiciário de Pernambuco conseguiu formar uma comissão de adoção fazendo divulgação das crianças e suas histórias em uma página no facebook, desde então sete crianças já foram adotadas.
CEJA
CEJA
CONTROLE SOCIAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Controle social, quando ouvi essa expressão logo pensei em dominação do povo, e ao pesquisar o termo descobri que se trata justamente do pensamento contrário. Trata de partilhamento de decisões e participação, é uma representação da democracia e cidadania. Durante esta pesquisa para a interdisciplina de Organização e Gestão da Escola achei um material muito interessante para ler que auxilia na compreensão desse termo e como as políticas públicas funcionam com a participação social. É um boletim publicado pelo Pólis desde 1996, voltado para lideranças dos movimentos sociais. Cada edição busca abordar questões e temas de interesse da sociedade civil, num formato que possa ser utilizado para capacitação de lideranças, em linguagem acessível e didática. Os primeiros Repentes eram boletins politemáticos, com formato de jornal, com artigos sobre temas relacionados à democratização, cultura e participação popular.
REPENTE
http://polis.org.br/colecoes/boletim-repente/
REPENTE
http://polis.org.br/colecoes/boletim-repente/
terça-feira, 13 de junho de 2017
MEMORÁVEL
Durante a apresentação do trabalho das colegas fiquei pensando sobre este trecho: "Ainda
em 1890, o psicólogo William James iniciou estudos sobre o assunto e revelou
que, à medida que envelhecemos, o tempo parece acelerar porque a idade adulta é
acompanhada por cada vez menos eventos memoráveis."
Aí me pergunto o que são eventos memoráveis? São evento dignos para ficar na memória, mas estes de preferencia devem ser bons não é? Que valem a pena relembrar.
Em nossas vidas adultas e complexas e confusas e atrapalhadas e cheia de erros , mas também cheias de acertos. Erros que nos fazem refletir sobre nós, sobre o que queremos, sobre onde queremos chegar e como queremos. Talvez em meio a tantas dúvidas não tenhamos tempo para eventos memoráveis que acabam passando despercebidos. E o que fazemos diariamente com nossas memórias? guardamos no automático e poucas são os momentos que os tornamos memoráveis. A vida adulta é repleta d reclamações e ansiedade, mas para e contemplar o momento e transformá-lo em um momento único vai mudar nossa percepção temporal!
quinta-feira, 8 de junho de 2017
BRINCADEIRAS DO NORTE
Estamos no mês das festas juninas, época de comer pipoca, pamonha, e aqui no sul pinhão e quentão. Além de dançar quadrilha, pescaria e ganhar brindes, mas também tem diversas brincadeiras que se pode fazer nessa época e para trazer um pouco da cultura de outras regiões do país, segue como dica o link da revista Nova Escola com brincadeiras do Norte.
O objetivo da escola é ofertar a maior troca cultural possível já que é um locus do saber, uma oportunidade de alunos e comunidade aproveitar essa data festiva.
Brincadeiras da Região Norte
O objetivo da escola é ofertar a maior troca cultural possível já que é um locus do saber, uma oportunidade de alunos e comunidade aproveitar essa data festiva.
Brincadeiras da Região Norte
sexta-feira, 2 de junho de 2017
RESILIÊNCIA
Gostei muito das apresentações da interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta. Fiz vários links para minha vida pessoal e profissional. A cada interdisciplina de psicologia que temos, mais percebo a importância de conhecermos a nós mesmo e forjarmos ferramentas para acompanhar esse tempo que parece passar tão rápido, para assim compreendermos as gerações, driblar as frustrações e depressão não deixando nossa vida e nosso ninho vazios, mas acima de tudo levar nossa vida com muita resiliência, pois acredito que foi a palavra da noite.
CIDADANIA
Fazendo uma pesquisa para a interdisciplina de organização e gestão da educação sobre o termo cidadania acabei descobrindo um site que muito interessa a todos nós cidadãos , que sabemos nossos direitos, deveres, mas nem sempre acompanhamos se nossos governantes e representantes estão cumprindo com seu papel. Logo, este canal pode auxiliar no processo de democracia e transparência.
http://www12.senado.leg.br/ecidadania/sobre
http://www12.senado.leg.br/ecidadania/sobre
terça-feira, 30 de maio de 2017
PROJETO DE APRENDIZAGEM
A pesquisa realizada dentro do projeto de aprendizagem requer diversos meios e recursos para reafirmar nossas certezas sanar nossas dúvias. Desta forma fomos a biblioteca da escola explorar recursos para pesquisa que não seja apenas a internet como única fonte, contudo também abordamos a pesquisa pela internet, mas com enfoque na legitimidade dos sites pesquisados, dando preferencia para sites de revistas científicas, universidades e órgãos públicos. E para alunos onde o visual e o concreto auxiliam muito na compreensão de determinados assuntos.
quinta-feira, 18 de maio de 2017
AUTOCRÍTICA X AUTOAVALIAÇÃO
As pessoas passam muito tempo reclamando de seus trabalhos, suas vidas, seus amores, sua famílias, seus alunos. Mas aí quando tu resolve dar uma sugestão para facilitar a vida de quem reclama de excesso de trabalho as pessoas acham muito ruim. Vamos combinar que professor passa reclamando que passa o final de semana corrigindo provas, pois bem sugeri utilizar outras ferramentas de avaliação onde auxiliaria os próprios alunos a explorarem suas diferentes inteligências. Pois bem, aí vem um monte de críticas sobre essas ferramentas que dão mais trabalho.
Confesso que a classe de professores, na qual eu também faço parte, possui imensa dificuldade em realizar autocrítica, cobramos dos alunos, mas e a nossa autoavaliação, para assim nos analisarmos e conhecermos melhor. Olhar o interno é muito mais difícil que o olhar o externo e apontar os erros alheios, pois assim doi menos do que olhar as próprias feridas.
"Autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição." (Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/autocritica/)
Confesso que a classe de professores, na qual eu também faço parte, possui imensa dificuldade em realizar autocrítica, cobramos dos alunos, mas e a nossa autoavaliação, para assim nos analisarmos e conhecermos melhor. Olhar o interno é muito mais difícil que o olhar o externo e apontar os erros alheios, pois assim doi menos do que olhar as próprias feridas.
"Autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição." (Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/autocritica/)
quarta-feira, 17 de maio de 2017
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bem, esta é a nova interdisciplina que inicia neste semestre do PEAD. Um ótimo título para uma interdisciplina e para um momento histórico que estamos passando de grande mudanças na educação, sociedade, economia, ou seja nos principais setores da sociedade. E com essas mudanças vem a alterações na LBDEN, que tornam disciplinas obrigatórias em facultativas, ou seja, as diciplinas que fazem pensar.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
APRENDIZAGEM AMOROSA
Falar de aprendizagem amorosa me faz lembra da infância, das professoras que tive, da professora Helena que me inspirou na escola docente pelo seu jeito empático de trata seus alunos. O texto de ; REAL e PICETTI
(2011) Aprendizagem amorosa: transformações na convivência de aceitação do
outro como legítimo outro, indicado na interdisciplina de Psicologia da vida adulta nos permite refletir sobre o outro, sobre nós e nossas relações sociais e impactos na escola. Uma leitura recomendada.
domingo, 7 de maio de 2017
PROFESSOR REFLEXIVO
Ser reflexivo segundo filósofo educacional americano John Dewey (\933), uma forma de investigar, indagar, e como diz um aluno meu desvendar os mistérios e segredos das coisas. Coisas estas que fazem parte da nossa prática, ação e convicção. O ser reflexivo faz parte do professor que no campo teórico e prático. A cada aula reflito de como foi minhas intervenções, indagações, como poderia ter sido, o que fazer para melhorar. Assim como o professor, o aluno também é reflexivo e precisa ser “provocado” para tal.
Concordo com as colegas que a nossa reflexão mudou após o PEAD, contribuindo muito em nossa prática docente e no papel desempenhado na escola, pois percebo muito mais intervenções reflexivas e práticas, como foi o caso de mais atividades lúdicas disponibilizadas no recreio, como cordas e tabuleiros de jogos de trilha e dama após a interdisciplina de ludicidade.
quinta-feira, 4 de maio de 2017
PROJETO DE APRENDIZAGEM
O desafio continua este semestre, um desafio para nós professores, um desafio para mim trabalhar com projeto de aprendizagem e mediar com alunos especiais as questões inusitadas dos alunos. O melhor é conhecer sobre o que eles mais possuem curiosidade para explorar. Com uma problemática em vista e algumas certezas provisórias e dúvidas temporárias conseguimos construir a primeira parte do nosso projeto.
ALUNA J.F | |
COMO VAI SE O SER HUMANO DAQUI ALGUNS SÉCULOS? | |
CERTEZAS PROVISÓRIAS | DÚVIDAS TEMPORÁRIAS |
O ser humano esta se atualizando e com o tempo vai se atualizar mais. | O ser humano do futuro vai ter os mesmos pensamento que nós? |
A inteligencia esta se desenvolvendo mais. | A sociedade terá desigualdade? |
O ser humano está se atualizando pelo cérebro que gera inteligencia. | O corpo humano irá se desenvolver? |
terça-feira, 18 de abril de 2017
EDUCAÇÃO EMOCIONAL
A nova base curricular comum nacional vai contemplar assuntos sobre educação emocional, ou seja, a partir de agora educação emocional faz parte essencial do aprendizado das crianças e jovens na escola. São dez as competências que devem ser trabalhadas com os alunos e a décima remete a inteligencia emocional. "10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários." Espero que os professore também estejam habilitados para trabalharem estas competências.
Contudo, sei que precisamos ser capacitados para isso. Inteligencia emocional ou QE coeficiente emocional, auxilia na formação pessoal, social e profissional. Segundo estudos e informações que obtive no site do Augusto Cury , estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Harvard afirmam que as crianças e adolescentes que desenvolvem a inteligência emocional apresentam maiores níveis de satisfação, aprendem melhor, sabem lidar melhor com as frustrações, criam relacionamentos mais estáveis e apresentam maior chance de serem bem-sucedidas na carreira profissional.
http://www.psicoedu.com.br/2017/04/educacao-emocional-base-nacional-comum-curricular.html
http://menthes.com.br/metodo-augusto-cury/
Contudo, sei que precisamos ser capacitados para isso. Inteligencia emocional ou QE coeficiente emocional, auxilia na formação pessoal, social e profissional. Segundo estudos e informações que obtive no site do Augusto Cury , estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Harvard afirmam que as crianças e adolescentes que desenvolvem a inteligência emocional apresentam maiores níveis de satisfação, aprendem melhor, sabem lidar melhor com as frustrações, criam relacionamentos mais estáveis e apresentam maior chance de serem bem-sucedidas na carreira profissional.
http://www.psicoedu.com.br/2017/04/educacao-emocional-base-nacional-comum-curricular.html
http://menthes.com.br/metodo-augusto-cury/
terça-feira, 11 de abril de 2017
FERNANDO HERNÁNDEZ
Na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação estamos trabalhando com um dos texto de Fernando Hernández Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. O qual nos faz refletir muito sobre qual e como o lugar chamado escola está sendo construído. Além disso, este pesquisador traz muitas contribuições na área educacional, quebrando inúmeros paradigmas. Vale a pena conhecer um pouco mais deste psicologo que vem através das artes transformando a maneira de ver o mundo.
http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/3528401.pdf
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
UM NOVO JEITO DE PENSAR A ESCOLA
Amei o ultra segredo da Finlândia!!! Repensar o modelo escolar, pois segundo José Pacheco a escola atual esta fadada ao fracasso!
Precisamos quebrar com muito paradigmas e mitos na educação e REPENSAR NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO? CADÊ A MÚSICA? ARTES?.FILOSOFIA? Aumentar a carga horária para quê? e Para quem? Para suprir um mercado com suas necessidades? E quais são as necessidades do ser humano? Reflexões sobre nosso sentido de vida!
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
REFLEXÕES EXISTENCIAIS
Ao ler o texto pensei em muitos alunos, principalmente adolescentes que ainda não possuem um propósito, um sentido para a vida e que estão buscando isso nas bebidas e/ou drogas. Muitos adultos também passam por isso, por momentos de desilusão e quem sabe este texto auxilie no encontro deste sentido.
https://www.linkedin.com/pulse/9-reflex%C3%B5es-existenciais-incomuns-que-podem-at%C3%A9-salvar-andr%C3%A9-camargo
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
SNAPCHAT COM CLEOPATRA
Fazendo uma analise temporal podemos constatar que Cleópatra viveu em uma época mais próxima da invenção do Snapchat do que da construção da Grande Pirâmide de Gizé. Sabe porquê? Cleópatra morreu há pouco mais de 2.000 anos, em 30 a.C., enquanto a Grande Pirâmide foi finalizada em 2560 a.C. É uma diferença de mais de 2.500 anos!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)