quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SENTINDO A MÚSICA


Empresa Ucraniana cria aplicativo para pessoas surdas ou deficientes auditivos conseguirem "sentir" a música. A música é escolhida no aplicativo no celular, este começa e vibrar e na tela luzes piscam conforme o ritmo, assim como o flash. O objetivo é trazer uma sensação nova ao mundo silencioso, segundo cofundador do aplicativo.



https://blogdoiphone.com/2016/12/bw-dance-permite-deficientes-auditivos-sentirem-a-musica/

A FACE DA LUA


Alguém já se perguntou porque vemos sempre a mesma face da lua? Então, aqui fica a dica de um link que vai auxiliar como compreender esse fenômeno. A facilidade de compreender a astronomia em um click.



http://astronomiareal.blogspot.com.br/p/porque-vemos-so-o-mesmo-lado-da-lua.html


MÉDICA INDÍGENA

Importante reportagem que mostra a primeira cotista indígena a se formar no curso de medicina. Para quem desconhece a história e o contexto social brasileiro, talvez não compreende o porque de se ter as cotas, não só para indígenas,mas para negros e cotas sociais. Sou prova viva que as cotas merecem apoio, pois jamais teria condições de cursar uma universidade se não pelas cotas.



http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2016/12/curso-de-medicina-da-ufsm-forma-primeira-cotista-indigena-8680985.html

EM ÉPOCA DE CRISE O IMPORTANTE É SABER GERIR


Escola da serra do RS dá exemplo de como gerir orçamento é a melhor saída para economizar e poupar dinheiro e meio ambiente. saber como administrar o dinheiro não é só responsabilidade dos pais.



http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2016/12/escola-de-farroupilha-ensina-alunos-sobre-a-importancia-de-gerir-o-orcamento-8706822.html

DICIONÁRIO TUPIGUARANI


A importância da língua tupi-guarani que esta presente na sociedade branca e que muitas pessoas não sabem o significado das palavras. Muitos lugares no Brasil possuem a origem de seus nomes na cultura indígena, por caracterizar aquele lugar, como por exemplo Maracanã que siginifica papagaios juntos, pois imagiem todos os torcedores falando e cantando ao mesmo tempo. Ou ainda, Erechim( Erexim) município ao norte do Estado do RS que significa campo pequeno.
Encontrei um dicionário que poderá nos auxiliar neste processo de descobertas. Segue abaixo o link



http://www.dicionariotupiguarani.com.br/

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

PEDAGOGIA WALDORF


Segundo define Rudolf Steiner, a Antroposofia é "um caminho de conhecimento que pretende fazer o espírito humano chegar à união com o Espírito Cósmico".




ESPIRITUALIDADE E A ANTROPOSOFIA


             A antroposofia que vem do grego e significa conhecimento do ser humano, juntamente com a pedagogia Waldorf de  Rudolf Steiner, a Antroposofia é "um caminho de conhecimento que pretende fazer o espírito humano chegar à união com o Espírito Cósmico".

Segundo a Antroposofia, cada elemento, substância e ser vivo sobre a face da Terra fazem parte de um conjunto harmônico que respira como um verdadeiro cosmo vivo. Esse cosmo possui um aspecto sensível, visível e mensurável com o qual nos relacionamos através de nossos sentidos e que compreendemos racionalmente através da nossa ciência acadêmica, mas também possui um conjunto de forças não visíveis, o seu aspecto imaterial ou supra-sensível. Para a Ciência Espiritual de Rudolf Steiner, esse campo supra-sensível é tão real e passível de ser estudado, quanto o mundo material. O ser humano ocupa uma posição muito peculiar dentro dessa cosmovisão. Ele é considerado uma imagem condensada desse mundo ao seu redor. Um microcosmo em permanente interação com o macrocosmo material e espiritual.



quarta-feira, 30 de novembro de 2016

REFORMA DO ENSINO MÉDIO


Professores sem valorização profissional. Qualquer profissão pode se achar professor. Pois bem professores, vamos exigir que nossos notórios saberes em diferentes áreas como por exemplo direito, medicina, farmácia, engenharia, também nos habilitem na atuação profissional. Se aceitarmos isso, é desacreditar em uma educação digna que valoriza o aluno em seu todo, que acredita que educação se faz com afeto, que também se faz com técnica e conhecimento pedagógico. Alguém que não seja da área, questiona um laudo médico? questiona a planta de um prédio? um recurso jurídico? E porque todo mundo dá opinião sobre como e quem deve ser professor? Temos que unir a classe!!
" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ESPIRITUALIDADE NÃO ESTÁ LIGADA VINCULADA SOMENTEA RELIGIÃO

  O tema do projeto de pesquisa foi espiritualidade, abordando dúvidas temporárias e certezas provisórias. Nossa certeza provisória foi reforçada devido as entrevistas com profissionais da educação, bem como a leitura de obras relacionadas ao assunto.

     Espiritualidade não é religião. Espiritualidade é a busca do amor ao próximo, da compaixão, do ver e compreender sem julgar, é auxiliar as pessoas que estão ao nosso redor, Santos (2015, p.53) sustenta este argumento:
     A espiritualidade não se confunde com religião, uma vez que não se relaciona com um sistema de crenças (ASHMOS; DUCHON, 2000). O termo espiritualidade inclui conceitos psicológicos positivos, como amor, paciência, compaixão, tolerância, perdão, contentamento, responsabilidade pessoal e uma sensação de harmonia com o meio ambiente.
     Podemos observar, nesta tabela espiritualidade x religião, que Santos (2011) nos traz uma série de teóricos que mostram a diferença entre ambos.

     Neste sentido, percebemos a importância da escola e da formação de professores, fator este que motivou nossa pesquisa.  Pois, atualmente o papel da escola não está relacionado só com a aquisição de conhecimentos e formação cidadã e de acordo com Romanowski,( 2007) é preciso formar cidadão solidário, tolerante participativo, ético, assim como a capacidade de aprender e compreender o mundo que o cerca. 

     De acordo com nossas pesquisas, a espiritualidade esta em nós mesmos, é a essência do cuidar que é de natureza primitiva como fala o filósofo alemão Hans Jonas.



sábado, 19 de novembro de 2016

O PENSAMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS


É incrível como as crianças formulam hipóteses sobre o mundo que a cerca quando são questionadas e usam todas as informações adquiridas para formar sua resposta. è muito bom perceber que as crianças possuem um entendimento do todo e não compartimentalizam isso, nós que depois acabamos fazendo isso, o que na minha opinião acaba tornando mais complexo o entendimento.
Vejamos um vídeo da nova escola onde é bem evidente esta observação.




https://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

REFLEXÃO SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS


As crianças são o futuro de nosso país! Ouvimos isso com frequência de nossos políticos, porém é um futuro mal cuidado, mal preservado e mal planejado. Só neste segundo semestre tivemos grandes prejuízos na educação com a reforma do ensino médio e agora com a PEC 241. Educação nunca foi gasto, sempre foi investimento. Tenho medo do futuro pensado em benefícios de poucos. Não podemos perder mais tempo. Tempo precioso para que a humanidade perceba qual o motivo de sua existência, e isso só vem com a busca pelo conhecimento onde a escola tem um papel fundamental se também mudar seus moldes tradicionais e se tornar uma classe mais unida.



O MITO DA CARVERNA

Os saberes da humanidade estão fora da caverna, é preciso encontrar a luz do conhecimento criando coragem para novas explorações. O professor é um mediador dessas descobertas assim como a filosofia.



https://www.youtube.com/watch?v=XkfVbSpydjk

AH! CADÊ?MICO?


O verdadeiro acadêmico de pedagogia e professor que se preze entra na brincadeira e volta a ser criança. A importância do brincar e ser feliz! Troca de aprendizagem com minhas pequenas!




INCLUSÃO CULTURAL


Inclusão no Centro Histórico Cultural Santa Casa de Porto Alegre. Uma peça de teatro com interpretação em LIBRAS. Clássico da literatura incluindo diversos públicos.


http://www.centrohistoricosantacasa.com.br/xvii-semana-da-cultura-alice-no-pais-das-maravilhas/

quarta-feira, 22 de junho de 2016

BRINCAR SEM BRINQUEDO É DAR ASAS A CRIATIVIDADE

Em meio a tantas opções a criança não investe tempo para criar, pois esta tudo pronto, mas se dermos material abstrato e menos opções nossa mente busca alternativas para um novo brincar. Coisas criativas aparecem, a imaginação toma o espaço e começa a construção de objetos, sons, formas, histórias. Um brinquedo industrializado além de pronto, muitas vezes já possui uma função específica, desta forma limita o pensamento criativo.

Veja mais no link: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/a-importancia-de-brincar-sem-brinquedo/

QUEM GOSTA DE LEITE?

Nem todo mundo que gosta de leite pode desfrutar das delícias lácteas. Eu por exemplo e muito alunos da escola somos intolerantes a lactose. Encontrei um site que de forma lúdica e com desenhos vais auxiliar e explicar porque nosso corpo passa mal quando ingerimos algo com leite.

http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/qual-a-diferenca-de-lacteos-lactose-e-lactase

JOGOS E LIBRAS

Acessibilidade na era dos jogos com foco educativo. Esta é uma ferramenta muito boa para quem possui alunos surdos e os jogos são muito legais. Vamos Conferir?

http://www.surdocidadao.org.br/institucional/jogos/

VAMOS PULAR! VAMOS PULAR!VAMOS PULAR!

Para quem ainda não consegue pular corda, vale o trino para as pernas e brincar de atravessar obstáculos. Ter noção de espaço do próprio corpo, noção espacial auxiliando em outras brincadeiras do dia a dia.Vale imaginar tudo, desde lava de vulcão até uma simples poça de água.



A LUDICIDADE NA MATEMÁTICA

A história de Alice também com os números. Confecção do livro de números utilizando diversos materiais para a quantificação, inclusive a semente de bergamota que também subtraímos os gomos durante o gostoso experimento matemático, além do traçado para a coordenação motora.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

EDUCAÇÃO SEM PRECONCEITO

Primeira professora com down ganha prêmio por desenvolver iniciativas educacionais, conseguiu cursar o magistério e vencer o preconceito. Hoje atua em uma escola particular em sua cidade na Escola Doméstica.
Ela já viajou por alguns países para falar sobre o combate aos preconceito e já lançou seu primeiro livro com muitas fábulas infantis.



https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/primeira-professora-com-down-do-pais-ganha-premio-nacional-de-educacao/

ACESSIBILIDADE- LIBRAS

Acredite ou não a lei que regulamenta a Língua Brasileira de sinais- LIBRAS é de 2002, ou seja, muito recente para uma comunidade surda que luta a muito mais tempo pelos seus direitos e ainda com lei e decretos que deveriam garantir esse direito, vemos que não há garantia nenhuma de atendimento em nenhum setor público, nem mesmo nas escolas que ainda possui um quadro reduzido de professores capacitados para atuar na educação especial.



http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

segunda-feira, 13 de junho de 2016

POEMA PARA AQUECER

Uma boa forma de trabalhar com leitura e interpretação e contextualizar conforme a época. Muito sugestivo esse poema de Vinícius de Moraes para introduzir o nosso inverno gelado. Além de ler também assistimos ao video cantado e treinamos depois aquecendo a voz.


ESCRAVOS DE JÓ COM COPOS

Aula de ludicidade com aula de música, mistura melhor não há! Se o lúdico é jogar, brincar a música consegue traduzir isso em pulsos, em compassos unindo todos em um ritmo único, o da alegria. Não nos filmamos, mas a brincadeira e a emoção foi a mesma de criança.



https://www.youtube.com/watch?v=SmsGNOq0aho

COMPASSO

A aula de música nos proporciona e explorar campos que se não fosse por esta disciplina não teríamos o prazer de conhecer. Seguimos nesse compasso então:

Compasso

(verbete) quer dizer uma fórmula expressa em fração que determina a regularidade do
pulso. Existem várias fórmulas de compasso.Pode se resumir a uma divisão de uma música em partes menores igualmente espaçadas. Essa divisão se baseia no tempo (andamento) da música. Na partitura, os compassos são representados como linhas verticais desenhadas sobre a pauta.  Para quem não sabe partitura, vamos dar uma definição mais simplista: compasso é um intervalo de tempo. Acordes que possuem a mesma duração (ficam a mesma quantidade de tempo) na música, ficam divididos por compassos iguais. Quando um acorde, nesse caso, dura a metade do tempo dos outros acordes, dizemos que ele durou meio compasso.
Os compassos representam uma outra forma de se escrever o acompanhamento dos acordes de uma música, além da já mencionada cifra. Nesse caso, a representação dos compassos é feita por meio de barras | |. A diferença é que a letra da música não precisa aparecer, já que a duração de cada acorde na música vai ser especificada por meio dos compassos.

terça-feira, 7 de junho de 2016

LUDOMÁTICA

Em tempos de crise a alternativa é trabalhar com sistema monetário de forma divertida com direito a caixa registradora confeccionada na própria escola. Os rótulos além de auxiliar na alfabetização auxiliam também na escolha dos produtos a serem comprados.


segunda-feira, 6 de junho de 2016

NOSTALGIA NAS BRINCADEIRAS

Como não lembrar com certa nostalgia das brincadeiras de quando criança, o quanto era divertida, aventureira, interacionista, criativa e alegre . Por onde andam as crianças de hoje? Elas não andam mais, não andam de bicicleta, não andam de carrinho de lomba, não brincam mais na rua. Por quê? A falta de segurança com certeza é um dos motivos. Mas será que então não podemos em alguns momentos mostra para eles em algum momento o quanto isso era bom? Principalmente os jogos de tabuleiro, dama, xadrez. banco imobiliário, trilha, perfil, resta um. Além disso, auxilia no processo de socialização da própria família.

INCLUSÃO NA COZINHA

Quem hoje em dia quando bate aquela fome ou gula não recorre a internet a procura de uma receita? Pois bem TODO mundo faz isso! Os surdos também! Mas como acompanhar todas as dicas faladas? Aqueles macetes da cozinha? Pensando nisso, um casal de Porto Alegre resolveu fazer um canal no YouTube o Chef Cenoura com as duas línguas,  português e libras, pois para quem não sabia libras é uma língua e não uma linguagem.

Acompanhe a receita completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=juYIi853v3U

A ESPIRITUALIDADE NA ESCOLA

Percebo que a religiosidade é trabalhada na escola através de valores e ética, porém em algumas regiões do Brasil a escola não se diz como laica e sim assume uma postura religiosa tendendo para alguma religião, a maioria das vezes católica. Porém quanta diversidade cultural temos entre os alunos? Quanto rituais se diferem? Acho muito válido trabalharmo com esse assunto, porém temos que ter abertura cultural sem tomar partido e defesa de nenhuma, nosso papel é mostrar que existe a decisão de qual seguir é de cada um em seu círculo familiar.

Para saber mais: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-mais-espiritual-597348.shtml

terça-feira, 31 de maio de 2016

ENTENDENDO OS SENTIMENTOS

A imaginação nos faz entender muitas coisas, aprender de forma implícita, mas para algumas crianças isso não é tão fácil assim, é preciso concretizar para tentar compreender e controlar. Para isso a estratégia utilizada foi trabalhar com o livro do desenho divertidamente afim de entender os sentimentos e como todos interagem e reagem dentro de nós e como podemos controlar esses sentimentos( alegria, medo, raiva, nojinho e tristeza). Desta forma obtive um melhor resultado para alguns conflitos.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

INCLUSÃO NA ESCOLA


 
Percebemos também que o número de alunos inclusos nas escolas regulares aumentou, em algumas escolas chega a 10% dos alunos,como em uma das escolas municipais que trabalho, portanto vale ressaltar a importância de nós professores nos qualificarmos para poder atender essas crianças de acordo com as suas necessidades especiais.

Um número grande de alunos com NEE ( necessidades educacionais especiais) estão inseridos no contexto escolar, porém muitos profissionais ainda não possuem formação específica , o que ocasiona que um grande problema para diminuir essa barreira, pois se torna dificil fazer um planejamento pedagógico com professores , pais e aluno.

A realidade a qual enfrento é de atender uma vez por semana e olhe lá, porque possuo duas escolas e em cada uma delas tenho 16 alunos. O município possui apenas 23 mil habitantes e temos hoje na rede municipal em torno de cem crianças com deficiência, sem apoio das redes de saúde, como fonoaudiólogo, psicopedagoga e psicólogos.

Acredito que seja possível realizar um ótimo trabalho, porém precisamos de estrutura de recursos humanos para dar conta da demanda e que desta forma seja feita uma real inclusão, onde possamos explorar o potencial dessas crianças.

Segue o link para refletirmos sobre o assunto:

quinta-feira, 21 de abril de 2016

INFÂNCIA ROUBADA



Um grupo de educadores da Nova Zelândia, junto com a UNICEF e a agência de publicidade Saatchi & Saatchi, criaram o movimento chamado “Child Labor Free”. Esta mobilização pretende criar uma certificação para as marcas que verifica se um produto foi feito sem o emprego de crianças. 

Para receber o selo, as marcas devem fornecer componentes da fabricação, informações de terceirizados, juntamente com provas de que o trabalho infantil está ausente em suas cadeias produtivas, passando por uma avaliação e auditoria da EY - Ernst & Young. A Childe Labor Free planeja ramificar-se para além das roupas e incluir têxteis, móveis, brinquedos, produtos de limpeza, produtos de beleza e outros bens consumíveis.

Ações como essa devem ser levadas a sério pelo público consumidor por um motivo bem simples: uma vez que a fiscalização das empresas deveriam ser realizadas pelos nossos governantes e agências reguladoras especificas, cabe a nós, cidadãos de bem, realizar esta reflexão não consumindo produtos que estão tirando a infância e o aprendizado de milhões de crianças no mundo.

Confira o site do movimento: https://www.childlaborfree.com/site/about-clf

segunda-feira, 18 de abril de 2016

EXEMPLO DE SUPER(AÇÃO)



Carolina Tanaka Meneghel tem 29 anos, professora de educação física em uma escola municipal em Piracicaba (SP) é um verdadeiro exemplo de força de determinação, pois se acostumou desde pequena a escrever ou escovar os dentes, por exemplo, usando os pés. Carolina nasceu com uma má formação e não possui os dois braços. Mas isso não limitou o desempenho nas tarefas do dia a dia, muito menos o sonho de ser professora. Ela leciona aulas do primeiro ao quinto ano e conquistou rapidamente a simpatia dos alunos.   

A história da Carolina nos deixa para refletir sobre como conduzimos o desenvolvimento e os primeiros anos de aprendizado das crianças. Com incentivo e estímulos, quem sabe não podemos agregar profissionais brilhantes em diferentes áreas que possam contribuir para o bem de todos?  

Confira a entrevista no canal da TV UNIMEP: https://youtu.be/YP0ewVK0bd8

BRASILEIROS DESENVOLVENDO TECNOLOGIA ASSISTIVA



A falta de recursos não foi um problema para o engenheiro e especialista em robótica Manuel Cardoso de Manaus. Ele desenvolveu um sistema junto com um aplicativo de celular e um bracelete para interpretar a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) dos deficientes auditivos. Todos os movimentos realizados com o braço, são captados pelo bracelete e enviados para o aplicativo, que emite a fala correspondente das palavras ou frases. 

Outras tecnologias estão sendo desenvolvidas em uma fundação de Manaus que presta serviços de tecnologia, e mantém um setor para criação produtos voltados a necessidades especiais. Assim como o bracelete e aplicativo, também está em fase de testes o “Mouse Ocular”, que através de uma câmera capta o olhar da pessoa e transforma no movimento desejado. Instalado em um computador, pode ser adaptado para televisores e outros dispositivos bluetooth. 

Apenas 100 unidades de pulseiras foram bancadas pelo SEPED - Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado do Amazonas. Porém, para mais ideias e projetos possam sair das gavetas, é necessário que empresários invistam e apostem nestes produtos que se desenvolvidos em escala, podem ajudar milhares de adultos e crianças deficientes a estudarem e se integrarem de forma mais ágil na sociedade.

A reportagem na íntegra você pode assistir aqui: http://globoplay.globo.com/v/4934655/

MATEMÁTICA NO FUTEBOL



O uniforme que está na foto não é da Olimpíada Brasileira de Matemática, mas sim da seleção de futebol da Romênia, que decidiu instigar a educação infantil no país trocando os números das camisetas por cálculos matemáticos. 

O país registra 18% de abandono escolar, sendo a pior média de toda união europeia. Ainda, segundo dados da Unesco, um quinto das crianças de 3 a 6 anos de idade não frequentam o jardim de infância. 

A ideia fascinante da federação de futebol romena tenta unir o gosto do esporte com os estudos, atraindo as crianças pela matemática. Todo uso de engajamento gerado pelos ídolos do futebol vão atrair a atenção dos pequenos para a educação. 

Matéria na íntegra publicada na Revista Galileu: http://goo.gl/FiaFET

EDUÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA



A ONG norte-americana Mercy for Animals, que trabalha em prol dos direitos dos animais, analisou a reação de crianças ao serem expostas a fotos de animais explorados pela indústria pecuária. As crianças foram filmadas e suas reações comoventes, reconhecem imediatamente que os animais estavam sendo maltratados. 

Neste experimento as crianças viam imagens de animais enjaulados, e já manifestaram compaixão e sentimento de respeito e consideração. Mas se compararmos com adultos, que são expostos a imagens muito piores (como cenas de abate, por exemplo) simplesmente ignoram e continuam a colaborar com a indústria que explora e tortura os animais.

Os primeiros anos de vida de uma pessoa são decisivos para a formação de sua futura personalidade. Neste período são traçadas as principais características psíquicas, a partir da relação da criança com os pais, pessoas próximas, objetos e meio ambiente.

Confira o vídeo da ONG Mercy for Animals neste link: https://youtu.be/VpKWAXKbz0E

quinta-feira, 14 de abril de 2016

O PODER DA LITERATURA

A literatura mexe com as palavras, mexe com rimas, com sentidos, com pensamentos, com emoção. Ela pode te estabilizar ou te desestabilizar, e no caos gerado pelo universo metafórico tentar encontrar algo concreto e seguro. Aí começa a construção do teus cais , repleto de portos com muitas histórias que te fazem lembrar, refletir, criticar , duvidar, concluir ou não algum assunto. Acredito que o objetivo da arte da literatura seja encher cada vez mais nossos contêiner de conhecimento para carregar nosso navio que é colorido por sua riqueza de leituras transformando nossa viagem mais alegre.


terça-feira, 12 de abril de 2016

LIBERTEM AS CRIANÇAS



A marca de detergente de roupas, OMO, está veiculando uma campanha que quebra a lógica dos testemunhais publicitários. No lugar de “donas de casa” a marca usou presidiários reais, que dizem possuir apenas duas horas de atividades realizadas ao ar livre por dia e como essa simples ação deixa os dias na prisão melhores. Ao serem informados que crianças possuem menos tempo de brincadeiras na rua, os detentos falam sobre o crime que é deixar uma criança presa e como é importante para o desenvolvimento infantil ter tempo para brincar pegando um sol.

A disrupção está em quem perdeu a liberdade falando exatamente como é importante a liberdade na vida das pessoas. Nossas crianças atualmente não brincam mais na rua, não andam de bicicleta nem pulam corda. A praticidade dos jogos eletrônicos e tablets - bens comprados para suprir a ausência e carência dos pais - trouxe um novo comportamento, e com ele, suas consequências: ansiedade, obesidade e falta de coleguismo (ou comportamento em grupo por exemplo) são apenas alguns dos transtornos desse isolamento com a falta de brincadeiras na rua, calcada, pátio ou parque.

Cabe a nós, professores e primeiros educadores, o resgate de hábitos tão sadios, tão importantes e tão simples para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças para uma formação do futuro cidadão. 

Confira o comercial neste link: https://goo.gl/brIAtQ


FAB LAB- LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO. DE SONHOS?

Talvez sim!  O link abaixo mostra uma reportagem de um menino que nasceu com uma má formação congênita e que por isso não possui os dedos de uma das mãos. Em alguns momentos preferia ficar isolado e tinha muita vergonha por ser diferente, mas nem por isso deixava de brincar. Foi então que o Fab Lab , que na reportagem explica bem o que é, auxiliou na confecção de uma prótese de mão mais leve e barata para poder brincar. A sociedade também é responsável pelo processo de inclusão de crianças, jovens e adultos, muito bom poder contar  com essas tecnologias para esse processo.


Acesse a reportagem no página do programa Fantástico: http://goo.gl/M6kxOb

segunda-feira, 11 de abril de 2016

BULLYING COM PEDRA, PAPEL E TESOURA

Este vídeo é uma propaganda de um sistema operacional, porém aborda com muita propriedade a questão do bullying em ambiente escolar, onde vemos que os pares se agridem fisicamente e verbalmente. Neste exemplo o esperado assim como no jogo, a tesoura fosse prejudicar o papel, porém acaba se unindo a ele para combater agressões. Logo depois a pedra está em situação de violência e por surpresa quem o salva é o papel, que no jogo vence a pedra, mas aqui neste vídeo não existe mais forte, existe uma equipe que  une forças  para combater o bullying.





Acesse o comercial no link: https://youtu.be/UYxpX3N20qU

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



O brincar na educação infantil é de suma importância, pois é através do lúdico que se formam novas conexões com o mundo, que se realizam novas aprendizagem interagindo com colegas e tudo que os rodeia. Ontem fiquei observando uma turma de jardim e  pré brincando no pátio onde algumas crianças estavam desenhando no chão com giz. Uma em especial chamou minha atenção, pois  desenhou um relógio com todos os componentes que se espera, números e ponteiros e ainda explicou que serve para marcar o tempo. Achei muito interessante toda a complexidade que teve de construir o conhecimento e expor isso construindo o  desenho, assim concretizando seu aprendizado que a professora comentou nem ter falado em sala.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Os desafios da educação brasileira em direção a uma educação viva e contemporânea, com Viviane Mosé



Link de vídeo para refletirmos sobre a educação contemporânea e suas práticas. Críticas e reflexões sobre metodologias, conteúdos e significados. A abordagem é feita pela poetisa, filosofa, psicóloga Viviane Mosé que possui domínio do assunto e experiências práticas que nos auxiliam em sala de aula.

Acesse o vídeo no canal PEaD: https://goo.gl/rP8ugO



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016


Outra repostagem é do Francês e matemático Guy Brousseau que defende o seguinte" a cultura matemática é um instrumento para a cidadania",  pois devemos conhecer e  utilizar a forma correta de raciocinar e critica muitos métodos que os professores ainda usam que é a simples repetição se pensar o objetivo daquilo. A matemática está em tudo, a natureza é matemática, mas precisamos mostrar isso de forma menos complicada para os alunos e inserir esse conhecimento no seu cotidiano.

Depois da apreciação da leitura das duas revistas  Nova Escola n° 233 junho/julho/2010 cedidas pelo professor, acredito que seja justo compartilhar aqui algumas delas.
Uma das reportagens é sobre arte, mais especifico sobre musica e a importância da musica em nossas vidas e . O quanto é importante formar bravos compositores e que é uma competência que os alunos têm que desenvolver é essa de compor.  os sentidos dos sons, explorar muito bem isso desde a educação infantil, que me remeteu a aula de infâncias no vídeo o brincar. Aprender de forma lúdica é muito prazeroso.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016


Vamos nos permitir ver o mundo com novos olhares e descobrir novos significados, que são mais profundo e sensivel. O quanto o conhecimento já na bagagem do alunos fez com que eles estabelecesse esse tipo de relação, achei ótima a sua redação, emocionante.

https://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM

Seguindo a mesma linha de produção de informação e conhecimentos, este link também nos faz perceber o quanto precisamos dedicar mais tempo para algumas coisas obvias, como dormir. Eu mesma tenho grande dificuldade e sei o quanto isso me atrapalha na organização do meu dia a dia. Talvez se o dia tivesse trinta ao invés de 24 horas, ainda assim dormiria pouco pelas tantas coisas que acho que devo fazer. Selecionar o que realmente importa, assim como na escola, nas aulas, falar o assunto e dar tempo para os alunos digerirem o assuntos, refletir ou simplesmente não pensar em nada .

https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2015/11/20/%E2%80%98Sem-t%C3%A9dio-n%C3%A3o-h%C3%A1-profundidade%E2%80%99-diz-neurocientista

Os professores  podem estar de férias, mas nosso cérebro nunca para. Organizar o tempo para fazer coisas que realmente gosta e ainda exercitar o cérebro de forma prazerosa. E um dos tópicos que me chamou a atenção foi a aprendizagem cumulativa que é adicionar algo novo nas camadas de informação que já possuímos. Vale testar com nossos alunos também.

http://www.contioutra.com/estes-7-hobbies-deixam-seu-cerebro-mais-rapido-e-inteligente-voce-pratica-algum-deles/

Isso é interdisciplina, como possuímos resistência quando pensamos em unir as áreas, mas isso significa unir os conhecimentos, trocas, mais conexões fazemos vendo esses conhecimentos disponibilizados juntos para fazermos nossas redes de conhecimentos e links de pensamento. Oras, temos ótimos exemplos na história que trabalhavam assim, tais como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Aristóteles entre vários outros.

http://www.hypeness.com.br/2015/03/finlandia-vai-acabar-com-as-materias-escolares/


Achei interessante este site divulgar bonecas com deficiencias para promover a inclusao. Gostei porque o MEC disponibiliza a familia inclusa, mas não chama muita a atenção pq são pequenas e de madeira e para as crianças com dificuldade motora até dificulta pelo tamanho.  Espero que essas bonecas quebrem o padrão estabelecido pela sociedade e que pais e crianças saibam tratar o assunto da inclusão.

http://www.hypeness.com.br/2015/05/marca-cria-bonecas-com-deficiencias-e-marcas-de-nascenca-para-promover-inclusao/?fb_action_ids=909927649045124&fb_action_types=og.likes